Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Hoje, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, é momento de reforçar a importância do respeito e do cuidado com os indivíduos que fazem parte do espectro. As causas ainda são desconhecidas, mas os sintomas podem ser detectados desde a infância e tratados com o médico especialista.
Conheça os 4 tipos mais comuns do transtorno.
1. Síndrome de Asperger: está na extremidade leve do espectro autista, com inteligência normal e acima da média. Os principais sintomas são: a dificuldade de interagir socialmente, ler expressões faciais e compreender metáforas ou ironias. Além disso, o indivíduo apresenta comportamento repetitivo.
2. Transtorno invasivo do desenvolvimento: fase intermediária, conhecida como autismo atípico. Entre os sintomas, estão: dificuldade no comportamento social, fala e linguagem mal desenvolvidas e comportamento repetitivo.
3. Transtorno autista: parte da extremidade grave do espectro, esse transtorno traz sintomas como: falta de interesse social, dificuldade de interação, problemas na comunicação e comportamentos repetitivos.
4. Transtorno desintegrativo infantil: crianças com esse transtorno apresentam comportamento normal nos primeiros anos e, após certo período, rápido declínio na linguagem, comunicação e atividades motoras.
Conhecer é o caminho para a inclusão! 💙